segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Teste Caeiro e Ortónimo ( cenários e critérios)

ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA DONA LEONOR
12º Ano de escolaridade
Duração da prova: 90 minutos 4º teste
2008/2009(Fevereiro) Prof:Euclides Rosa
PROVA ESCRITA DE PORTUGUÊS

Esta prova é constituída por três grupos de resposta obrigatória.

Leia, atentamente, o poema a seguir transcrito.

XXI

Se eu pudesse trincar a terra toda
E sentir-lhe um paladar,
Seria mais feliz um momento...
Mas eu nem sempre quero ser feliz.
É preciso ser de vez em quando infeliz
Para se poder ser natural...

Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se.
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E que haja rochedos e erva...

O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...


Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos


A GRUPO I

1. Prove que o poema se delimita em função da alteração do sujeito gramatical de enunciação, justificando-a.

2. Explicite, servindo-se de expressões textuais, como consegue o sujeito poético conferir objectivismo a tudo o que é subjectivo.

3. Enuncie três condições apresentadas para se atingir o estado natural.

4. Explique em que medida a natureza é exemplo/ ensinamento para a vida humana.

B
Contrariamente a Caeiro que consegue a simbiose dos contrários/ binómios : “ tomo a infelicidade como felicidade”, “ todos os meus pensamentos são sensações”, Pessoa Ortónimo reconhece-se limitado e impossibilitado de o fazer.
Fazendo apelo à sua experiência de leitura, exponha, num texto de oitenta a cem palavras, como encara o Ortónimo os binómios Pensar/ Sentir, Consciência/ Inconsciência, Razão/ Coração.

GRUPO II

Leia o texto com atenção, antes de responder às questões de análise linguística do mesmo.


Após decénios em que a raça humana se desinteressou por completo do meio em que vivia, considerando este como algo alheio a si, e com uma excessiva e incorrecta confiança nas suas próprias capacidades, os problemas causados pelos seus produtos e procedimentos técnicos, e os conhecimentos crescentes das ciências fizeram com que os homens dos finais do século XX tenham regressado à natureza. Este regresso às suas próprias raízes não é, desde logo, um retorno rousseuaniano a um mundo idílico ou aos costumes do “ bom selvagem”. Trata-se de uma realidade inquestionável que, além do mais, se refere às condições de sobrevivência da espécie humana.
A crença numa capacidade permanente de regeneração da natureza e em que os seus recursos eram inesgotáveis, deu lugar a uma consciência de “crise”. O ser humano deixou de ser um passageiro privilegiado da Terra, com capacidade de mudar de nave se lhe apetecer, e voltar a ser o que era e não devia ter esquecido: mais um povoador de um mundo que ele mesmo pode destruir. Cada agressão aos restantes componentes do planeta pode ser um ataque indirecto contra si mesmo. No entanto, esta consciencialização crescente da população choca, muitas vezes com grandes interesses económicos que não querem admitir esses factos, governos que não cumprem os seus compromissos em relação a uma terra comum, pessoas despreocupadas que deitam produtos tóxicos nos mares ou queimam os bosques, por razões meramente lucrativas.
A tecnologia, como aplicação prática dos conhecimentos humanos, cujo fim é melhorar as condições de vida dos homens, não é responsável pela degradação do nosso ambiente. É o próprio ser humano, que a maneja e a dirige, que é responsável pelos danos causados ao meio ambiente.
In Ciência e Técnica, Círculo de Leitores, 1990

1. Para cada um dos seis itens que se seguem escreva, na sua folha de respostas, a letra correspondente à alternativa correcta, de acordo com o texto.

1.1. O pronome demonstrativo “ este “ ( linha 2) :

A. é uma anáfora que tem como antecedente co-referente “raça humana”(linha 1).
B. é uma anáfora que tem como antecedente co-referente “ meio”( linha 1).
C. é uma catáfora que tem como co-referente “ regresso” ( linha 5)

1.2. O pronome pessoal tónico “ si “ ( linha 2):

A. forma uma cadeia de referência juntamente com “ meio”( linha 1).
B. forma uma cadeia de referência juntamente com “ raça humana”( linha 1).
C. forma uma cadeia de referência juntamente com “ algo”( linha 2).

1.3. A sequência das expressões temporais “Após decénios”( linha 1) e “finais do século XX ” ”( linha 4) marcam:

A. a passagem de uma referência lata para uma pontual, restrita.
B. a passagem de uma referência pontual, restrita para uma lata.
C. a passagem de uma referência pontual para uma genérica.

1.4. Com a referência a Rousseau “ não é um retorno rousseuaniano a um mundo idílico ou aos costumes do “ bom selvagem” ”( linha 5-6) pretende-se:

A. sintetizar a tese que acabou de se apresentar.
B. resumir a tese que acabou de se apresentar.
C. esclarecer a tese que acabou de se apresentar.

1.5. A coesão lexical conseguida pela passagem da expressão “raça humana”(linha 1) a “espécie humana.” (linha 7-8) revela:

A. uma preocupação de rigor científico.
B. uma preocupação por diversificar o vocabulário.
C. uma preocupação estilística.

1.6. A palavra “danos” (linha 21) recupera lexicalmente:

A. “A tecnologia, como aplicação prática dos conhecimentos humanos” (linha19).
B. o sinónimo parcial “degradação” (linha 20).
C. o sinónimo parcial “degradação” (linha 20) e dois predicados verbais anteriores.



2. Escreva na sua folha de teste o número da coluna A e a alínea correspondente da coluna B, de modo a obter afirmações verdadeiras.

A
B
1. Com a expressão: “com que os homens dos finais do século XX” ( linha 4) a) introduz-se uma informação acessória e/ ou complementar, pelo que se recorre a uma oração relativa explicativa.

2. Com a expressão:”que (…) se refere às condições de sobrevivência da espécie humana.”(linha7-8) b) estabelece-se uma relação de consequência com a ideia anterior.

3. Com a expressão: “No entanto, esta consciencialização crescente da população…”
(linha 14) c) introduz-se uma informação adicional sobre o referente que é antecedente do pronome relativo.

4. Com a expressão: “É o próprio ser humano, que a maneja e a dirige, “ (linha 21) d) estabelece-se um mecanismo de coesão frásica por uma oposição com a ideia da frase anterior.



GRUPO III


Ao longo da História da humanidade, domesticamos a força da natureza, anulando barreiras espaciais e temporais, mas até quando o conseguiremos, dadas as surpresas trágicas com que nos tem surpreendido?!
Na eterna luta entre Homem e Natureza, qual dos dois sai vencido/ vencedor?


Num texto bem estruturado, com o mínimo de duzentas e um máximo de duzentas e cinquenta palavras, apresente uma reflexão sobre as ideias expressas no excerto anterior. Para fundamentar o seu ponto de vista, recorra, no mínimo, a dois argumentos, ilustrando cada um deles com um exemplo significativo.











COTAÇÕES DA PROVA

EXPLICITAÇÃO QUANTITATIVA DA COTAÇÃO
A...............................................................( 70 pontos)
1..............................................................( 9+6) 15 pontos
2..............................................................(12+8) 20pontos
3............................................................. ( 9+6) 15 pontos
4. ............................................................( 12+8) 20pontos

B..............................................................(30 pontos)
Critérios específicos de classificação
Aspectos de conteúdo...........................................18 pontos
Qualidade e coerência dos juízos de leitura formulados........ 9 pontos

Pertinência das referências feitas à obra.......................................................... 9 pontos

Aspectos de organização e correcção linguística....................................................12pontos
Estruturação do discurso*......................................7 pontos
Correcção linguística**........................................5 pontos

Grupo II

1.1 a 1.6...............................................(6x5p)............30 pontos

1.7. ..................................................(4x5p).............20 pontos
Grupo III
Estruturação temática e discursiva (C) * ………………..…………………. 30 pontos
Correcção linguística (F)** ……………………………………………… 20 pontos
_____________
Total ..............................200 pontos






CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO
E RESPECTIVOS CENÁRIOS DE RESPOSTA
Grupo I
A.
1.......................................... 15 pontos
Critérios específicos de classificação
Aspectos de conteúdo........................9 pontos

Identificação dos dois sujeitos de enunciação ( 1ª e 3ª pessoa singular através de formas verbais e pronomes pessoais)
Fundamentação/ justificação da mudança de sujeito de enunciação

Aspectos de organização ecorrecção

linguística...................................................6 pontos

Estruturação do discurso*.................................... 3 pontos
Correcção linguística**...................................... 3 pontos

Cenário de resposta

Na verdade, a composição poética exibe um sujeito de enunciação a várias vozes, já que se apresenta na primeira e terceira pessoa do singular.
Relativamente à primeira, presente nas duas primeiras estrofes, como confirmam as formas verbais “ quero”, “ tomo” e o pronome pessoal “ eu”, justifica-se por se tratar de uma perspectiva/ experiência pessoal do sujeito poético
Finalmente, na terceira estrofe o sujeito de enunciação surge na terceira pessoa do singular, “ é”, “ vai”, “ seja”, “ se”, traduzindo um sujeito indeterminado, impessoal com uma amplitude globalizante e universal, abrangendo todo e qualquer ser humano.


Critérios específicos de classificação

2...........................................................20 pontos

Aspectos de conteúdo........................................12 pontos

Transcrever marcas de objectividade e subjectividade

Explicar a fusão/ anulação do subjectivismo em realidades concretas, objectivas.

Aspectos de organização e correcção linguística..................................................8 pontos
Estruturação do discurso*................................... 4 pontos
Correcção linguística**..................................... 4 pontos

Cenário de resposta

Sendo Caeiro o poeta do real objectivo, espera-se que a sua poesia nos dê as realidades concretas da natureza que contempla: “ sol”, “ montanhas”, “erva”.
Contudo, a par dessa natureza concreta, e neste poema especificamente, apresenta-nos a forma como encara sentimentos, emoções, que, à partida, rejeita por virem do pensamento que recusa: “ Mas eu nem sempre quero ser feliz/ é preciso ser de vez em quando infeliz”.
Assim, tudo o que é subjectivo e consequentemente particular em todos os homens, nele não tem qualquer existência interior, já que a infelicidade ou a felicidade não são mais do que “ montanhas e planícies” e “rochedos e ervas”.
Em suma, todas as emoções, sentimentos, a existirem, serão realidades objectivas da natureza, pois só elas são reais.


3.......................................................... 15 pontos

Critérios específicos de classificação
Aspectos de conteúdo.........................................9 pontos

Enunciar três condições para se atingir o estado natural.
Aspectos de organização e correcção linguística.....................................................6 pontos
Estruturação do discurso*...................................... 3 pontos
Correcção linguística**........................................ 3 pontos

Cenário de resposta
É na última estrofe que mais explicitamente, o sujeito lírico apresenta as exigências que se impõem para ser natural, isto é, fazer parte integrante da natureza.
Em primeiro lugar, há que ser “ natural e calmo”, mesmo perante os supostos sentimentos antagónicos, que para ele não existem.
Consequentemente, é preciso fazer do olhar o nosso sentimento” sentir como quem olha”.
Por fim, como andar natural e espontâneo,assim deve ser o nosso pensamento” Pensar como quem anda”.


4..................................................... 20 pontos

Critérios específicos de classificação
Aspectos de conteúdo.................................. 12 pontos

Função de ensinamento/ exemplo resultante da atitude sensacionista

Aspectos de organização e correcção linguística..................................................8 pontos
Estruturação do discurso*................................... 4 pontos
Correcção linguística**..................................... 4 pontos



Cenário de resposta
Primeiramente, convém lembrar que é da filosofia de vida sensacionista em contacto, comunhão e fusão com a natureza que resulta a função pedagógica, de exemplo. Seguindo o mestre, aprenderemos a viver sem sentimentos, por vezes contrários, que prejudicam a vida plena,
É da última estrofe que se extrai o maior ensinamento, encarar as armaguras e vicissitudes da vida, incluindo a morte, como naturais e belas: “E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre, /E que o poente é belo e é bela a noite que fica...”. Trata-se, no fundo, de reconhecer que, sendo cada um de nós natureza, teremos de encarar a morte com simplicidade e beleza, pois é essa a ordem natural de todas as coisas e seres“ Assim é e assim seja...”.


B

Critérios específicos de classificação
Aspectos de conteúdo..............................................18 pontos
Qualidade e coerência dos juízos de leitura formulados............ 9 pontos

Pertinência das referências feitas à obra.................................................. 9 pontos

Aspectos de organização e correcção linguística...................................................12pontos
Estruturação do discurso*.................................... 7 pontos
Correcção linguística**...................................... 5 pontos

Cenário de resposta

Dada a natureza do item e as limitações de extensão não há um cenário rígido de resposta. Considera-se totalmente completa a resposta que contemple a referência aos binómios, reconhecendo a forte intelectualização do Ortónimo, quer na sua concepção de trabalho artístico, baseado no fingimento, quer na sua autognose, conhecimento de si proprio.
Para concretização da fundamentação, considerar-se-ão válidas todas as referências a poemas estudados na aula, desde que pertinentes e oportunas.

Grupo II

1................................................( 6x5pontos= .......30 pontos

Critérios específicos de classificação

Identificação dos mecanismos de coesão interfrásica/ temporal, referencial e lexical.



Cenário de resposta
1.1...........................B
1.2...........................B
1.3...........................A
1.4...........................C
1.5...........................A
1.6...........................C


2. ........................(4x5) = ......................20 pontos

Critérios específicos de classificação

1................................................b
2................................................c
3................................................d
4................................................a


Grupo III

A produção de texto visa avaliar a expressão escrita do examinando.
Tratando-se de um item de resposta aberta extensa, no qual se requer um texto de reflexão, o
professor classificador deve observar, ao classificar o texto do examinando, o domínio das seguintes
capacidades:
– estruturação de um texto com recurso a estratégias discursivas adequadas à defesa de um
ponto de vista e reflectindo a operação prévia de uma planificação produtiva;
– elaboração de um texto coerente e coeso;
– produção de um discurso correcto nos planos lexical, morfológico, sintáctico, ortográfico e de
pontuação.

Critérios específicos de classificação
Estruturação temática e discursiva (C) * ………………..………………………….... 30 pontos
Correcção linguística (F)** ………………………………………………………… 20 pontos

Cenário de resposta

Dada a natureza deste item – de resposta aberta extensa –, não é apresentado cenário de resposta.

Factor específico de desvalorização relativo ao desvio dos limites de extensão
Sempre que o examinando não respeite os limites relativos ao número de palavras indicados na
instrução do item, deve ser descontado um (1) ponto por cada palavra (a mais ou a menos), até ao
máximo de cinco (1 x 5) pontos, depois de aplicados todos os critérios definidos para o item.
Nos casos em que, da aplicação deste factor de desvalorização, resultar uma classificação inferior a zero (0) pontos, é atribuída a essa resposta a classificação de zero (0) pontos.

Nota – Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequência delimitada por espaços em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hífen (ex.: /dir-se-ia/). Qualquer número conta como uma única palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2008/).



Critérios para classificação do item de ensaio/ composição/ resposta extensa

Tema /Tipologia Trata o tema e respeita a tipologia sem desvios.
Trata o tema e tipologia com ligeiros desvios que não os comprometem. Trata o tema mas afasta-se da tipologia.

Argumentação

Coerência/Pertinência da informação Argumenta com eficácia, recorrendo a exemplos concretos e com informação ampla e diversificada.
Argumenta com alguma eficácia mas apresenta exemplos redundantes ou um só exemplo com informação suficiente. Argumenta com reduzida eficácia, não apresentando exemplos e com informação insuficiente.
Estruturação discursiva

Estrutura o texto, reflectindo planificação prévia e um domínio absoluto dos mecanismos de coesão textual. Estrutura o texto com domínio irregular dos mecanismos de coesão textual, nomeadamente pela estruturação linear. Redige um texto com estruturação muito deficiente, desprovido de
mecanismos elementares de coesão textual.
Repertório lexical Tem um repertório lexical com propriedade e variedade.
Tem um repertório lexical com propriedade e variedade razoáveis.
Tem repertório lexical elementar e restrito, não raro redundante e/ou
inadequado
Registo de língua Faz uso correcto do registo de língua adequado, eventualmente com esporádicos afastamentos, justificados pela intenção comunicativa mas devidamente apresentados. Faz uso razoável do registo de língua, eventualmente com esporádicos afastamentos, injustificados pela intenção comunicativa e indevidamente apresentados.


Utiliza indiferenciadamente registos de língua, sem manifestar
consciência do registo adequado ao texto, ou um único registo inadequado.
Nível 30-25 24-15 0-14

Factores de desvalorização, no domínio da correcção linguística (F), das respostas abertas
curtas e extensas

• Por cada erro de sintaxe ou de impropriedade lexical são descontados dois (2) pontos.
• Por cada erro inequívoco de pontuação, ou por cada erro de ortografia (incluindo acentuação,
translineação e uso convencional de maiúscula) é descontado um (1) ponto.
• Por cada erro de ortografia repetido ao longo da prova (incluindo acentuação, translineação e uso convencional de maiúscula) deve proceder-se apenas a uma desvalorização.
• Os descontos por erro de utilização de letra maiúscula são efectuados até ao máximo de cinco
(5) pontos na totalidade da prova.
• Por cada erro de citação de texto (uso indevido ou não uso de aspas, ausência de indicador(es)
de corte de texto, etc.) ou de referência a uma obra (ausência de sublinhado ou não uso de aspas
no título, etc.) é descontado um ponto.
• Os descontos por erro de citação de texto ou de referência a uma obra são efectuados até ao
máximo de cinco (5) pontos na totalidade da prova.
• Os descontos por aplicação dos factores de desvalorização no domínio da organização e
correcção linguística são efectuados até ao limite das pontuações indicadas para este critério.

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