ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA DONA LEONOR
Português 12º ano
Matriz do 4º teste sumativo ( Fevereiro de 2009)
Prof. Euclides Rosa
Grupo I (100 pontos)
Objectivos
1. Compreender globalmente o texto.
2. Delimitar e justificar momentos de um poema
3. Relacionar marcas de subjectivismo e objectivismo.
4. Enunciar três aspectos relevantes do texto.
5. Explicar função de ensinamento/ exemplo veiculada no poema.
Conteúdos - Fernando Pessoa- Ortónimo:
- fingimento artístico
- dor de pensar
- binómios : consciência, inconsciência, razão, coração, sentir/ pensar
- Heterónimo- Alberto Caeiro:
- Sensacionismo
- poeta da natureza sem gente
- poeta antimetafísico
- Informação textual
- Sujeitos gramaticais de enunciação: suas marcas nas formas verbais e pronomes.
- Marcas de subjectividade e objectividade
- Intenção comunicativa e poética
Tipologia de Questões
A
- 4 itens de resposta fechada/curta
B- 1 item de ensaio de extensão compreendida entre 100 e 120 palavras
( Avaliam-se também a competência de expressão escrita: estruturação discursiva e correcção linguística)
Grupo II ( 50 pontos)
Objectivos
1. Reconhecer valor de diferentes mecanismos de coesão textual, temporal, referencial, lexical
2. Identificar mecanismos de coesão interfrásica e seu respectivo valor.
Conteúdos
- Coesão
Tipologia de Questões
- seis itens escolha múltipla
- quatro itens de associação
Grupo III (50 pontos)
Objectivos
- Aplicar uma técnica e /ou modelo de escrita
- Exprimir opiniões/ críticas.
- Argumentar e exemplificar.
- Manifestar competências de expressão escrita
Conteúdos
- Texto expositivo-argumentativo, de opinião sobre tema decorrente do programa
- Competências de expressão escrita
Tipologia de Questões
- Item de resposta aberta/extensa valorizada pela estruturação temática e discursiva e pela correcção linguística)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário