domingo, 19 de abril de 2009

ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA DONA LEONOR
12º Ano de escolaridade
Duração da prova: 90 minutos 5º teste
2008/2009( Março) Prof: Euclides Rosa
PROVA ESCRITA DE PORTUGUÊS

A prova é constituída por três grupos de resposta obrigatória.


DOBRADA À MODA DO PORTO


Um dia, num restaurante, fora do espaço e do tempo,
Serviram-me o amor como dobrada fria.
Disse delicadamente ao missionário da cozinha
Que a preferia quente,
Que a dobrada ( e era à moda do Porto) nunca se come fria.

Impacientaram-se comigo.
Nunca se pode ter razão, nem num restaurante.
Não comi, não pedi outra coisa, paguei a conta,
E vim passear para toda a rua.

Quem sabe o que isto quer dizer?
Eu não sei, e foi comigo...

( Sei muito bem que na infância de toda a gente houve um jardim,
Particular ou público, ou do vizinho.
Sei muito bem que brincarmos era o dono dele.
E que a tristeza é de hoje).

Sei isso muitas vezes,
Mas, se eu pedi amor, porque é que me trouxeram
Dobrada à modo do Porto fria?
Não é prato que se possa comer frio,
Mas trouxeram-me frio.
Não me queixei, mas estava frio,
Nunca se pode comer frio, mas veio frio.
Àlvaro de Campos


GRUPO I
A

1. O poema encerra uma narrativa alegórica e uma reflexão sobre a infãncia. Delimita-as no poema e sintetiza o seu conteúdo.

2. Explicite as atitudes/ reacções do sujeito lírico face à dobrada fria/ amor que lhe foi servida(o).

3. A oposição dobrada fria e dobrada quente diferencia dois tipos de infâncias. Compare-as, servindo-se de expressões textuais.

4. Identifique a figura de estilo presente na última estrofe e explique a sua expressividade.




B

Contrariamente a Campos e ao Ortónimo, Ricardo Reis não vive a nostalgia da infância, até porque ela seria contrária à filosofia de vida que defende.

Fazendo apelo à sua experiência de leitura, exponha, num texto de oitenta a cem palavras, fundamentado em referências concretas à poesia de Ricardo Reis, comente a afirmação acima apresentada.


GRUPO II

Leia o texto com atenção, antes de responder às questões de análise linguística que lhe são colocadas.


ABERTURA DO IV FORUM DA CRIANÇA

“As crianças são o melhor que há no Mundo”. Mas, para elas, infelizmente, não é sempre assim.
Ao longo da História, as crianças têm percorrido um caminho difícil e longo, exploradas tantas vezes sob as mais diversas formas, são frequentemente incompreendidas e desvalorizadas.
Hoje, e apesar de reconhecidas como sujeitos de direitos, muitas continuam a encontrar no mundo um lugar cruel, onde o seu crescimento e o seu desenvolvimento ocorrem cheios de interferências que afectam o seu potencial de realização, muitas vezes de forma irreversível.
Sabemos que estes processos dinâmicos de crescimento e desenvolvimento, tão próprios da criança, dependem de diversos factores, para que se façam de forma saudável e harmoniosa. Entre eles, reconhecemos hoje, de forma unânime, a importância da família enquanto espaço de investimento afectivo e educacional.
Assim, o direito da criança a ser educada pelos pais e a não ser deles separada, contra a vontade destes, salvo quando essa separação resulte necessária face ao superior interesse da criança, está consagrado quer a nível do nosso direito interno, quer ao nível do direito internacional, em importantes instrumentos como, por exemplo, a Convenção dos Direitos das Crianças. A família, como lugar frequente do exercício da violência sobre as crianças é uma realidade ainda hoje. Ao mau trato físico junta-se o mau trato emocional, a negligência nos cuidados e, por vezes, o abuso sexual.
A abordagem desta problemática e a reorganização e recuperação da célula familiar, ou, quando tal não é possível, o encaminhamento da criança para um projecto de promoção e protecção que assegure o seu superior interesse, é uma tarefa de primordial importância que envolve profissionais de diversas áreas e que requer, por parte da comunidade, uma resposta célere e tempestiva.
Nesse sentido, é fundamental que cada um de nós, enquanto cidadão e enquanto profissional, conheça o papel que lhe cabe na promoção dos direitos da criança e na sua defesa e protecção.
Intervenção do presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César

Vila Franca do Campo, 5 de Junho de 2003


1. Identifique se as afirmações são verdadeiras ou falsas, registando na sua folha de prova a alínea, sguida de (V) ou (F).


Afirmações
a) A frase: “As crianças são o melhor que há no Mundo” ( l. 1) apresenta uma situação com valor aspectual habitual.

b) A frase: “são frequentemente incompreendidas e desvalorizadas.” ( l. 3) apresenta uma situação com valor aspectual iterativo.

c) A frase: “ ... continuam a encontrar no mundo um lugar cruel....” ( l. 4-5) apresenta uma actividade em fase de desenvolvimento inceptivo.

d) A frase: “ ... o seu crescimento e o seu desenvolvimento ocorrem cheios de interferências....”( l.5) exprime um aspecto lexical de evento.

e) A frase: “... o direito da criança a ser educada pelos pai ...” ( l.10-12) está consagrado quer a nível do nosso direito interno...”exprime um aspecto lexical de processo/ actividade.

f) A frase: “... requer, por parte da comunidade, uma resposta célere e tempestiva.” ( l. 18-19) exprime um aspecto gramatical imperfectivo.


2. Escreva na sua folha de teste o número da coluna A e a alínea correspondente da coluna B, de modo a obter afirmações verdadeiras.
A B

1. Na expressão ” ...como sujeitos de direitos...” ( l. 4)

a) verifica-se um mecanismo de coesão lexical através de uma anáfora pronominal que tem como antecedente “ processos dinâmicos”.

2. Na expressão ”...Entre eles, reconhecemos hoje...”
( l. 8)

b) verifica-se um mecanismo de coesão interfrásica através de uma oração subordinada temporal.
3. A frase ”...onde o seu crescimento e o seu desenvolvimento ocorrem cheios de interferências ... ( l. 5)
c) verifica-se um mecanismo de coesão lexical através de uma anáfora pronominal que tem como antecedente “ diversos factores”.


4. A frase ”... que estes processos dinâmicos de crescimento e desenvolvimento, tão próprios da criança, dependem de diversos factores, ...” ( l. 7-8)
d) verifica-se um mecanismo de coesão interfrásica através de uma oração subordinada completiva.
e) verifica-se um mecanismo de coesão lexical através de uma anáfora nominal que tem como antecente “ crianças”.

f) verifica-se um mecanismo de coesão interfrásica através de uma oração subordinada relativa.







GRUPO III


Leia atentamente o período do texto seguinte:


“ Ao longo da História, as crianças têm percorrido um caminho difícil e longo, exploradas tantas vezes sob as mais diversas formas, são frequentemente incompreendidas e desvalorizadas.
Hoje, e apesar de reconhecidas como sujeitos de direitos, muitas continuam a encontrar no mundo um lugar cruel, onde o seu crescimento e o seu desenvolvimento ocorrem cheios de interferências que afectam o seu potencial de realização, muitas vezes de forma irreversível.”
Intervenção do presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César
Vila Franca do Campo, 5 de Junho de 2003


Num texto expositivo-argumentativo, de duzentas e cinquenta (250) a trezentas (300) palavras, posicione-se sobre a tese apresentada na citação que acabou de ler. Para fundamentar o seu ponto de vista, recorra, no mínimo, a dois argumentos, ilustrando cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo.


EXPLICITAÇÃO QUANTITATIVA DA COTAÇÃO
A............................................................................................................................................( 70 pontos)
1.....................................................................................................................................( 9+6) 15 pontos
2.....................................................................................................................................(12+8) 20pontos
3.....................................................................................................................................( 9+6) 15 pontos
4. ...................................................................................................................................( 12+8) 20pontos

B..............................................................................................................................................(30 pontos)
Critérios específicos de classificação
Aspectos de conteúdo...............................................................................................................18 pontos
Qualidade e coerência dos juízos de leitura formulados.......................... 9 pontos

Pertinência das referências feitas à obra.................................................. 9 pontos

Aspectos de organização e correcção linguística.......................................................................12pontos
Estruturação do discurso*.......................................................................7 pontos
Correcção linguística**...........................................................................5 pontos

Grupo II

1.........................................................................................................................(6x5p).............30 pontos

2.........................................................................................................................(4x5p).............20 pontos

Grupo III
Estruturação temática e discursiva (C) * ………………..…………………. ................. 30 pontos
Correcção linguística (F)** ………………………………………………... ..........................20 pontos

Total .......................................................................... 200 pontos




PROVA ESCRITA DE PORTUGUÊS
Duração da prova: 90 minutos 5º teste
2008/2009 ( Março) Prof: Euclides Rosa
CENÁRIOS/ CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

GRUPO I

1. ( 9+6)
A alegoria que enforma o poema Dobrada à Moda do Porto delineia-se narrativamente na seguinte realidade concreta, presente nas duas primeiras estrofes: o sujeito poético vai a um restaurante e servem-lhe dobrada fria, recusa-a e pede-a quente. Contudo, não é atendido o seu pedido” impacientaram-se comigo”, não a come, paga a conta e sai do restaurante.
A realidade abstracta está desde logo no segundo verso na comparação, a dobrada é um simbolo artístico e literário para se referir a amor “ serviram-me o amor...”, mas também na contextualização espacio temporal “ Um dia.... fora do espaço e do tempo”, logo é uma realidade vivida interiormente, num tempo e espaço psicológico, os da criatividade artística.

Delimitação justificada................................................................................ 4pontos

Síntese de conteúdo de cada momento.....................................................5 pontos

Organização e coerência discursiva..................................................3p

Correcção linguística.......................................3p

2. (12+8)

Atitude do sujeito lírico: a recusa delicada, sem protesto (v.3), (v.21), revolta silenciosa, resignação (v.8)
Caracterização da atitude com discurso pessoal e citações......................................10p.
Caracterização da atitude com discurso pessoal semcitações.................................. 7p.
Caracterização da atitude só com citações.................................................................5p.

Organização e coerência discursiva.............................................................4p
Correcção linguística....................................................................................4p


3. (9+6)

Dobrada fria associa-se á infãncia do sujeito poético. Foi servida no restaurante, que é metáfora alegórica da sua casa natal, um espaço de transacão comercial, o missionário da cozinha e todos os que “ se impacientaram” todos os que lhe deveriam ter dado afectos, sobretudo familiares. É no fundo a infância que, na dimensão valorativa do conceito, não teve, ou, caso a tenha tido, a vê agora, perturbado pela angústia existencial e pelo tédio, como negativa “ E que a tristeza é de hoje”.
A Dobrada quente, a que preferia, porque assim deve ser servida, é o amor sincero, altruísta, sem espera de trocas, recompensas.
Esta última Dobrada é a que sabe ter existido na “infãncia de toda a gente” , marcada pela alegria do jardim onde as crianças brincam.

Comparação do sentido metafórico da oposição Dobrada quente/ fria........................9p.

Organização e coerência discursiva.........................................................3p

Correcção linguística..............................................3p


4. (12+8)
Anáfora, repetição ( do advérbio de negação, do adjectivo “ frio/fria” ).
Reforça a negatividade da infância rejeitada, insistência, obsessão do sujeito poético, tom irónico.


Identificação do recurso estilístico............................................................12p.
Justificação/ explicação da expressividade..........................................................8p.


Organização e coerência discursiva.........................................................4p
Correcção linguística................................................................................ 4p


A

Reis propõe uma filosofia de vida, baseada no equilíbrio, na moderação, que é totalmente contrária á expressão da nostalgia de um passado, incluindo o da infância.
Numa das suas odes faz mesmo o confronto entre aqueles que “ com olhos postos no passado, vêem o que não vêem” e aqueles que obcecados pelo “ futuro vêem o que não pode ver-se”. Assim sendo, incentiva-nos a viver o presente, a colher o dia, Carpe diem, mas evitando, amores, paixões, odios, alerta bem notório no poema “ vem sentar-te comigo ,Lídia, á beira do rio”.
É a consciêcia da inevitabilidade da morte, decidida pelo Fado, “ que está mais longe que os próprios Deues” e o sentimento da fugacidade da vida, que o levam a persuadir-nos da apatia, e da ataraxia que a vida nos exige, é aceitá-la de mãos abertas, “ pagãos e tristes e com flores no regaço” , norteados pelos ensinamentos do Epicurismo e do Estoicismo.
As flores, os rios, a natureza em geral, são os melhores exemplos onde podemos aprender a aceitar felizes o nosso destino.


GRUPO II

1.

a) F

b) V

c) F

d) V

e) F

f) V

2.

1. e
2. c
3. f
4. d

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