terça-feira, 20 de maio de 2008

cenários de correcção do teste

PROVA ESCRITA DE PORTUGUÊS
Duração da prova: 90 minutos 6º teste
2007/2008( Maio) Prof: Euclides Rosa
CENÁRIOS/ CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

GRUPO I

1. ( 7+3)
A alegoria que enforma o poema Dobrada à Moda do Porto delineia-se narrativamente na seguinte realidade concreta, presente nas duas primeiras estrofes: o sujeito poético vai a um restaurante e servem-lhe dobrada fria, recusa-a e pede-a quente. Contudo, não é atendido o seu pedido” impacientaram-se comigo”, não a come, paga a conta e sai do restaurante.
A realidade abstracta está desde logo no segundo verso na comparação, a dobrada é um simbolo artístico e literário para se referir a amor “ serviram-me o amor...”, mas também na contextualização espacio temporal “ Um dia.... fora do espaço e do tempo”, logo é uma realidade vivida interiormente, num tempo e espaço psicológico, os da criatividade artística.
Explicitação de cada uma das realidades com citações textuais......3,5 pontos

Explicitação de cada uma das realidades sem citações textuais....... 2,5 pontos

Organização e coerência discursiva.........................................................2p
Correcção linguística......................................1p

2. (10+5)

A contextulaização espacio-temporal aponta para a indefinição e para a ficcionalidade, limitando-se a remeter para um passado criado sem recurso à memória de uma experiência real concreta. É o tempo e espaço do fingimento artístico.

Interpretação do valor simbólico.............................................................10p
Organização e coerência discursiva.........................................................3p
Correcção linguística.......................................2p

3. (10+5)
Atitude do sujeito lírico: a recusa delicada, sem protesto (v.3), (v.21), revolta silenciosa, resignação (v.8)
Caracterização da atitude com discurso pessoal e citações......................................10p.
Caracterização da atitude com discurso pessoal semcitações.................................. 7p.
Caracterização da atitude só com citações...............................................................5p.

4. (7+3)
A quarta estrofe apresenta-se entre parentesis, funcionando como um aparte da alegoria. È aí que o sentido da mesma se revela e justifica pela situação presente “ a tristeza é de hoje”, confrontando-se a infãncia do poeta com a de “ toda a gente”.

Justificação da utilização de parentesis...................................................................7p.
Organização e coerência discursiva.........................................................2p
Correcção linguística.........................................1p
5. (15+5)
Dobrada fria associa-se á infãncia do sujeito poético. Foi servida no restaurante, que é metáfora alegórica da sua casa natal, um espaço de transacão comercial, o missionário da cozinha e todos os que “ se impacientaram” todos os que lhe deveriam ter dado afectos, sobretudo familiares. É no fundo a infância que, na dimensão valorativa do conceito, não teve, ou, caso a tenha tido, a vê agora, perturbado pela angústia existencial e pelo tédio, como negativa “ E que a tristeza é de hoje”.
A Dobrada quente, a que preferia, porque assim deve ser servida, é o amor sincero, altruísta, sem espera de trocas, recompensas.
Esta última Dobrada é a que sabe ter existido na “infãncia de toda a gente” , marcada pela alegria do jardim onde as crianças brincam.

Comparação do sentido metafórico da oposição Dobrada quente/ fria........................15p.
Organização e coerência discursiva.........................................................3p
Correcção linguística......................................2p

6. (15+5)

O poema situa-se na terceira fase da poética de Campos, conhecida por fase intimista, confessional, marcada pelo decadentismo, a abulia, o tédio. Trata-se no fundo do regresso a Pessoa ortónimo, até mesmo pelo tema da infância, nostalgia da infãncia que não teve, que é mero fingimento poético.
No poema Dobrada à Moda do Porto nota-se a nível do conteúdo, um lirismo de elegia, lamentação, a expressão de uma emoção de uma negatividade dramática ( repetição frio/a “) e não a euforia e valorização da matéria, teconologia da fase futurista/ sensacionista.
Em síntese, a poética centarada no Eu e a nostalgia da infância idealizada são duas razões para se situar este poema na terceira fase.

Contextualização do poema com justificação.................................................................15p.
Contextualização do poema sem justificação..................................................................6p.
Organização e coerência discursiva.........................................................3p
Correcção linguística.....................................2p


A

Reis propõe uma filosofia de vida, baseada no equilíbrio, na moderação, que é totalmente contrária á expressão da nostalgia de um passado, incluindo o da infância.
Numa das suas odes faz mesmo o confronto entre aqueles que “ com olhos postos no passado, vêem o que não vêem” e aqueles que obcecados pelo “ futuro vêem o que não pode ver-se”. Assim sendo, incentiva-nos a viver o presente, a colher o dia, Carpe diem, mas evitando, amores, paixões, odios, alerta bem notório no poema “ vem sentar-te comigo ,Lídia, á beira do rio”.
É a consciêcia da inevitabilidade da morte, decidida pelo Fado, “ que está mais longe que os próprios Deues” e o sentimento da fugacidade da vida, que o levam a persuadir-nos da apatia, e da ataraxia que a vida nos exige, é aceitá-la de mãos abertas, “ pagãos e tristes e com flores no regaço” , norteados pelos ensinamentos do Epicurismo e do Estoicismo.
As flores, os rios, a natureza em geral, são os melhores exemplos onde podemos aprender a aceitar felizes o nosso destino.


Tema e tipologia de texto............................................................................5p.
Coerência e pertinência da informação.......................................................10p
Argumentação da escolha de três direitos humanos...............................10p.
Planificação do ensaio.........................................................................5p.

Organização e estruturação discursiva, recorrendo a articuladores textuais,
Mecanismos de coesão interfrásica,parágrafos..........................................12,5p.

Correcção linguística.....................................................................7,5p.

Sem comentários: