domingo, 27 de janeiro de 2008

Os Castelos- «Ulisses»

Os Castelos
Primeiro
Ulisses

O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus
É um mito brilhante e mudo -
O corpo morto de Deus,
Vivo e desnudo.

Este, que aqui aportou,
Foi por não ser existindo.
Sem existir nos bastou.
Por não ter vindo foi vindo
E nos criou.

Assim a lenda se escorre
A entrar na realidade,
E a fecundá-la decorre.
Em baixo, a vida, metade
De nada, morre.

A tese inicial assenta numa antitese que é, aliás, o único caminho para o entendimento do conceito de mito: “O mito é o nada que é tudo”.
O sol, sinédoque da vida, é o instrumento misterioso da manifestação da força criadora divina por isso “brilhante e mudo” e também antitético, pois é corpo simultaneamente “morto” e “vivo”.
Delimitados dois momentos do poema, a tese, primeiro verso, e sua exemplificação com o mito divino, quatro versos seguintes da mesma, passemos ao terceiro momento, segunda quintilha, em que se apresenta Ulisses como mito fundador da cidade de Lisboa, metonímia de Portugal, cuja força lendária se revela fecundadora da própria vida, à semelhança de Deus.
Os deícticos pessoais “ Este” , “ nos” e espacial “ aqui” denotam um sujeito majestático plural que partilha o mesmo espaço de gestação que “ sem existir” e “ por não ter vindo”, é a lenda necessária ao nascimento da realidade.
Os dois últimos versos são a conclusão da tese inicial; a vida, sendo “ metade de nada, morre”, sem a lenda a “fecundá-la”.

Prof. Euclides

Sem comentários: