domingo, 30 de novembro de 2008

Matriz do 2º teste sumativo (12º3

ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA DONA LEONOR
Português 12º ano
Matriz do 2º teste sumativo
( Dezembro de 2008)
Prof. Euclides Rosa



Grupo I (100 pontos)
- Compreender globalmente o texto.
- Identificar sujeito de enunciação(emissor), de interpelação(receptor) e intenção comunicativa
- Delimitar e justificar momentos do poema.
- Situar o poema na estrutura interna simbólica da Mensagem.
- Caracterizar estados psicológicos e emotivos.
- Explicar expressões, binómios em confronto no poema.

Conteúdos
- Informação textual.
- Contexto comunicativo: emissor, receptor e mensagem.
- Coesão textual
- Estrutura interna: valor simbólico.
- Tempo histórico e mítico.
- Recursos estilísticos

Tipologia de Questões

A
- 4 itens de resposta fechada/curta
B
- 1 item de ensaio de extensão compreendida entre 80 e 100 palavras

( Avaliam-se também a competência de expressão escrita: estruturação discursiva e correcção linguística)

Grupo II ( 50 pontos)

Objectivos

- Reconhecer valor de diferentes mecanismos de coesão interfrásica e textual (coordenação e subordinação).
-Identificar diferentes intenções comunicativas subjacentes aos respectivos actos ilocutórios.
- Identificar deícticos e classes de palavras que os servem.

Conteúdos

- Coesão interfrásica: coordenação e subordinação.
- Actos ilocutórios (de fala), intenções comunicativas.
- Deícticos.
- Classes de palavras.

Tipologia de Questões

- 6 itens de escolha de alternativas de resposta.

- 1 item de reescrita de frase, aplicando um conteúdo de língua específico.

Grupo III (50 pontos)

Objectivos

- Aplicar uma técnica e /ou modelo de escrita
- Exprimir opiniões/ críticas.
- Argumentar e exemplificar.
- Manifestar competências de expressão escrita

Conteúdos

- Texto expositivo-argumentativo, de opinião sobre tema decorrente do programa
- Competências de expressão escrita

Tipologia de Questões

- Item de resposta aberta/extensa ( valorizada pela estruturação temática e discursiva e pela correcção linguística- 200 a 250 palavras)

1 comentário:

Fonseca disse...

E eu a pensar que isto de se ter o trabalhinho todo feito era só para turmas especiais, afinal é para todos... E estes novos alunos ainda têm mais sorte, para além das entradas que lhes são dedicadas têm todo o trabalho do ano passado! ( e até anda para aí um texto meu sobre o qual vou começar a cobrar direitos)

Já agora vou vender o meu peixe:
botaodecravo.blogspot.com

O ex-aluno,
Daniel Fonseca