quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Quinas

Segunda
D. Fernando, Infante de Portugal

Deu-me Deus o seu gládio, porque eu faça
A sua santa guerra.
Sagrou-me seu em honra e em desgraça,
Às horas em que um frio vento passa
Por sobre a fria terra.

Pôs-me as mãos sobre os ombros e doirou-me
A fronte com o olhar;
A esta febre de Além, que me consome,
E este querer grandeza são seu nome
Dentro de mim a vibrar.

E eu vou, e a luz do gládio erguido dá
Em minha face calma.
Cheio de Deus, não temo o que virá,
Pois, venha o que vier, nunca será
Maior do que a minha alma.


Num discurso na primeira pessoa ( ver flexão verbal, pronomes pessoais, determinantes possessivos), o herói simbólico perspectiva-se em dois tempos distintos: o passado em que foi predestinado por Deus para o servir na Guerra Santa: “A sua santa guerra./ Sagrou-me seu em honra e em desgraça,”; e o presente destemido pronto a enfrentar tudo em seu nome: “Cheio de Deus, não temo o que virá/ E este querer grandeza são seu nome “.
Há contudo um contraste entre a situação presente e a alma do herói ( dois últimos versos). “Às horas em que um frio vento passa/ Por sobre a fria terra “ , esta é a situação presente da nação, insensível aos valores humanos e à fé em Deus mas não vencerá a animosidade do herói:” venha o que vier, nunca será/ Maior do que a minha alma. “
Nota: D. Fernando, cativo dos mouros, humilhado e martirizado, aconselhou sempre seu irmão D. Duarte a não entregar Ceuta.
Prof. Euclides

Sem comentários: