terça-feira, 20 de novembro de 2007

Ilha dos Amores e Máquina do Mundo: Utopia e Realidade

Episódio da Ilha dos Amores (canto IX, X est.18-143)

Segundo Vitor de Aguiar e Silva, este episódio ocupa 20% , da epopeia.
Na estrofe 18, assistimos ao primeiro momento de preparação da Ilha, ou seja, do prémio dos heróis, a cargo de Vénus, que triunfa também com a vitória dos Portugueses. Ordenada por entidades superiores, compensa o esforço dos Lusitanos, dando-lhe alegria “ nos mares tristes” (antítese).
Este prémio torna-se ainda mais merecido, quando a ninfa recorda os perigos que passaram, alguns preparados por Baco(est.19).
Auxiliada por Cupído, prepara um lugar propício ao repouso onde pudessem revigorar-se do cansaço, enfim onde “ os humanos (encontram) o Céu sereno” (est.20).
Nas estrofes 21e 22, é apresentada a ilha como um espaço de refúgio, isolamento, não afectado pelas contingências da realidade, uma Utopia com aquáticas donzelas que com a dança e a sua beleza terão”Vontade de trabalharem de contentar a quem se afeiçoaram”, “ ornada de esmaltado e verde arreio”.
A descrição da ilha (est54-63) é feita do geral para o pormenor (outeiros, vales, lago, arvoredo, árvores, laranjeira, cidreira, limões). Esta descrição tem sido objecto de várias leituras simbólicas, mas no plano literário, é construída à base de tópicos do “ Locus amoenus” ,lugar ameno, de natureza natural em equilíbrio. O número três que introduz esta descrição assume um valor simbólico de perfeição, que juntamente com os elementos naturais de ornato, a adjectivação valorativa do campo semântico de beleza, sensações visuais, auditivas, olfactivas e tácteis, e a dimensão ascendente de muitos dos elementos, dão-lhe singularidade, carácter de excepção. Há nitidamente uma intenção de erotização da natureza: “o arvoredo gentil sobre ela pende”, “ a laranjeira tem no fruito lindo a cor que tinha Dafne nos cabelos”, “ os fermosos limões, ali, cheirando, estão virgíneas tetas imitando”.
Os Portugueses chegam e pretendem caçar (est.64-66); caça essa rapidamente transformada em jogo lúdico amoroso entre os nautas e as ninfas.
Da estrofe 88 a 92 registe-se a explicitação que o próprio poeta faz; a ilha não é mais do que uma representação alegórica, tal como a construiu, também a desfaz. O prémio ideal dos heróis é a honra, a glória, a fama; também os deuses da mitologia foram simples homens que, pelos seus feitos ilustres, alcançaram a imortalização.
No canto X, est77-81, temos a representação da Máquina do mundo. De forma esférica, é a mais perfeita e uniforme mas também sem limites, é, no fundo, a imagem ou reflexo de quem a criou, Deus. É uma representação contemporãnea de Camões, com os quatro elementos: Terra, água, fogo, ar, produto da sabedoria divina, do mistério de um saber alto e profundo. O empíreo é identificado com o Céu de concepção cristã; os deuses saõ desmitificados, povoam o universo pela sua função estética e estilística, representam abstracções, são forças atrvés das quais Deus actua no mundo.

Sem comentários: