sábado, 24 de janeiro de 2009

A dor de pensar

Lê atentamente o seguinte poema :

A ciência, a ciência, a ciência…
Ah, como tudo é nulo e vão !
A pobreza da inteligência
Ante a riqueza da emoção !

Aquela mulher que trabalha
Como uma santa em sacrifício,
Com quanto esforço ralha !
Contra o pensar, que é o meu vício !

A ciência ! Como é pobre e nada !
Rico é o que a alma dá e tem !

Fernando Pessoa

GRUPO I

1. O poema expressa uma angústia resultante de uma equação relativa à forma de estar no Mundo.

1.1.Transcreve os versos que melhor expressam essa equação.
1.2.Identifica a figura de estilo subjacente a essa equação.

2.Considera os versos : « Aquela mulher que trabalha/ Como uma santa em sacrifício.»
2.1.Explica como se estabelece a oposição entre «aquela mulher » e o Eu poético.
2.2. Explica o valor expressivo da comparação entre a « mulher que trabalha » e a « santa em sacrifício ».

3. Propõe uma divisão lógica do poema, justificando-a.

4.O poema apresentado equaciona uma temática de Fernando Pessoa Ortónimo claramente presente em dois dos poemas que estudaste. Compara-os no tratamento da mesma.

5. Explica o sentido do último dístico do poema, relacionando a ideia aí expressa com a concepção de arte que Pessoa apresenta expliciatmente noutros poemas.

GRUPO II

Lê com atenção o texto seguinte :

(…) Com efeito, passámos a ser condicionados por formação a pensar, de preferência sem demonstrar emoção, sem necessidade de associar à ideia o sentimento que ela evoca. E, por outro lado, somos educados a sentir as coisas, sem necessariamente associarmos a isso a actividade do pensamento. Seres divididos que somos, mais em função da educação do que da fisiologia, temos tendência a interpretar o mundo de maneira diferente quando o sentimos ou quando o pensamos.
Contudo, ao longo deste século, vai-se configurando um novo paradigma científico(…) que traz novas achegas ao problema, e isto, sobretudo, de três maneiras.
A primeira relaciona-se com a importãncia da imaginação e da criatividade no campo científico, ao contrário do que antes se pensava, a saber, que a ciência é um processo intelectual baseado somente nos factos e na razão, o que já não acontece com a actividade artística que supostamente se baseia fundamentalmente na imaginação e na emoção.
A segunda prende-se com a possibilidade de os acontecimentos científicos influenciarem outras áreas da actividade cultural(…).
A terceira refere-se ao facto de hoje em dia a dificuldade de acompanhar a literatura, a música e a pintura, por exemplo, não ser menor, para o público inteligente e culto, embora não especialista, do que as dificuldades que se lhe deparam na compreensão das ideias fundamentais da ciência. A razão desta dificuldade é que enquanto até ao início do século a ciência e as artes tinham a mesma linguagem(…), hoje falta-lhes uma linguagem e uma compreensão comuns, em virtude da crescente especialização e compartimentação do saber(…).

Vítor Quelhas, in Rev. «Ler»nº 14, Circ. De Leitores, 1991


1. De cada questão, selecciona a alínea /alternativa correcta de acordo com o conteúdo do texto que acabaste de ler.

1.1
a) A educação ea formação conciliam pensamento e emoção.
b) A formação orienta-se para a aprendizagem do pensar e a educação para o sentir.
c) Entende-se por educação todo o processo de aprendizagem baseado nos factos e na razão.
1.2.
a) Neste século a crescente especialização e compartimentação da ciência afastaram-na cada vez mais das artes.
b) Não se concebe neste século uma ciência limitada à razão, sem uma vertente criativa e emotiva.
c) O novo paradigma científico do nosso século aceita o contributo da criatividade humana mas rejeita completamente a emoção no entendimento dos fenómenos de que se ocupa.
1.3.
a) Reconhece-se actualmente a possibilidade da ciência condicionar algumas manifestações culturais.
b) É incontestável nos dias de hoje que toda a actividade artística resulta inevitavelmente do processo evolutivo da ciência.
c) É a actividade cultural que impulsiona novos paradigmas científicos.

1.4.
a) A ciência e as artes apresentam actualmente deficits de compreensão e consequentemente níveis de adesão diferentes.
b) As artes como a Literatura, a música e a pintura, por exemplo, são mais facilmente acompanhadas pelo público porque têm uma linguagem menos especializada.
c) A ciência e as artes, devido à sua crescente reinvindicação de linguagens científicas específicas para cada área, têm-se distanciado cada vez mais.

2. Reescreve as duas frases simples numa complexa, estabelecendo entre elas um relação concessiva :

Hoje as artes e a ciência são constantemente divulgadas pelos media ou por revistas de especialidade.
O interesse e apetência para uma formação específica nessas áreas não aumenta.


GRUPO III

« (...) hoje em dia a dificuldade de acompanhar a literatura, a música e a pintura, por exemplo, não ser menor, para o público inteligente e culto, embora não especialista, do que as dificuldades que se lhe deparam na compreensão das ideias fundamentais da ciência».
Partindo da frase acima transcrita, produz um texto expositivo-opinativo, entre duzentas e cinquenta e trezentas palavras, em que apresentes o teu ponto de vista sobre a problemática aí enunciada.
Deverás fundamentar a tua resposta com três argumentos que justifiquem a tua opinião e duas propstas para resolver o problema.

1 comentário:

Sofia disse...

será que tem a correcção destas fichas?