Secundária Rainha D. Leonor
Departamento de Português, Latim e Comunicação Ano Lectivo 2007/2008
_____________________________________________________________________
CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO
PORTUGUÊS - ENSINO SECUNDÁRIO
OBJECTIVOS / COMPETÊNCIAS COGNITIVAS
Compreensão de enunciados orais diversificados;
Utilização de uma expressão oral correcta e adequada;
Leitura, compreensão e interpretação de textos de natureza variada;
Produção de textos de diferentes tipologias ( comentários, resumos, sínteses, textos expositivo-argumentativos, textos criativos, …), de acordo com as normas linguísticas e as técnicas específicas de cada tipo de texto;
Capacidade de argumentação;
Aquisição de métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento de informação;
Domínio do funcionamento da língua, de acordo com os conteúdos do programa.
OBJECTIVOS / COMPETÊNCIAS SOCIO-AFECTIVAS
(EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA)
Perseverança / força de vontade / Interesse / Empenho
Responsabilidade e flexibilidade
Capacidade organizativa
Autonomia
Espírito crítico e auto-crítico
Tolerância / Respeito pelos outros / Interajuda
INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO
Fichas de avaliação escrita
80%
· Exposições orais
· Participação oral espontânea e/ ou solicitada
· Fichas de trabalho
· Trabalhos de casa
· Trabalhos de pesquisa
· Trabalhos de grupo
· Fichas de leitura
· …
20%
Nota : Os testes são classificados da seguinte forma:
Ø Mau à 0 a 4 valores
Ø Medíocre à 5 a 9 valores
Ø Suficiente à 10 a 13 valores
Ø Bom à 14 a 17 valores
Ø Muito Bom à 18 a 20 valores
2. Material necessário para a disciplina:
Manual adoptado na escola – Elisa Costa Pinto e outros, Plural 12º ano
Dossier / caderno para a disciplina
Obras programáticas de leitura integral – Luís de Sttau Monteiro, Felizmente Há Luar
- José Saramago, Memorial do Convento
Dicionário de língua portuguesa ( em casa )
Livros de leitura recreativa
Escola
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário